A nossa História

O Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte é uma instituição que nasce de necessidades sentidas pela população de Alte, que queriam ver as suas crianças e jovens ocupados nos seus tempos livres.

Segundo Daniel Vieira(1) a Casa da Criança foi gerada na Aldeia das Açoteias, numa formação, em que também participava a conterrânea Amália Cabrita(2), da Escola Superior de Educação de Faro, mais propriamente, num seminário com o nome de “Oficina sobre tronco comum de formação de agentes educativos”. Neste seminário integrou um grupo de trabalho formado por psicólogos e, tocado pelas preocupações da sua afilhada Georgina Anica(3) , lançou o mote para que se olhasse para a desocupação das crianças e jovens de Alte, defendeu a ideia de se criarem uma espécie de “escolas-oficinas”, e aproveitou as preocupações dos restantes elementos na fixação das pessoas às suas terras, mantendo as suas raízes culturais e levando-lhes conhecimentos técnicos pela mão de monitores portadores das novas tecnologias e das novas maneiras de ver e atuar, num modelo de ensino mais democrático. Como resultado destas reflexões, surge o projeto RADIAL(4) liderado por Alberto Melo(5), que levou os seus membros a Alte.  

O ano de 1986 foi o ano em que se começaram a formar os “pilares” desta “Casa” que hoje dá resposta a cerca de 100 crianças entre os 3 meses e os 13 anos de idade.

Com o apoio da equipa do projeto RADIAL foram realizadas reuniões com a população onde a “necessidade de ocupar as crianças” foi manifestada e se tornou o ponto de partida para a criação de um Centro de Animação Infantil.

Até aqui algumas das crianças de Alte podiam contar com o apoio da Cristina Lopes(6) que, desde 1980, no armazém do café dos seus pais lhes dava explicações e apoiava nos trabalhos escolares, passando mais tarde para as traseiras da Casa do Povo.

Em março de 1986 foi formada uma Comissão de familiares com o intuito de formar uma Associação que pudesse impulsionar o Centro Infantil. Também nesta altura a Cristina, tal como o Vítor Cassanheira são convidados pelo Projeto RADIAL para receber formação na área da Animação Infantil. Neste momento as traseiras da Casa do Povo, era o espaço destinado à ocupação das crianças, passando mais tarde, por decência da Junta de Freguesia de Alte para o espaço da antiga cantina da escola (hoje espaço destinado à Cerâmica de Alte).

A 15 de junho de 1986, numa noite de domingo, pelas 21:30h reúnem-se vários populares com os objetivos de discutir e aprovar os estatutos do “Futuro Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte” e a apresentação e votação dos corpos gerentes da associação.

Os primeiros membros dos corpos sociais da Instituição foram:

Assembleia Geral:
Carlos Manuel Jacinto Cabrita, Rui Neves Canelas, Carlos Alberto Martins Matoso
 
Direção:
Francisco José da Silva Gonçalves, Élio Manuel Martins Jordão, Maria Madalena Afonso Cabrita Jordão, Georgina Maria Anica, João Gonçalves Esperança, Ana Maria Alves Cabrita Elói, Artur Martins Cabrita
 
Conselho Fiscal:
Renato Coelho Martins, Hercílio Ameixa Lopes, Fernando Manuel dos Santos Guerreiro
 

A escritura Notarial da associação foi realizada a 20 de agosto do mesmo ano, tal como a escritura dos estatutos da associação.

Por esta altura, na certeza de que a antiga cantina, não poderia ser mais do que um espaço provisório, foi encontrado um espaço promissor para a edificação do Centro Infantil. O espaço escolhido era um lote cedido por António Pereia (Sr. Albuquerque) à Câmara Municipal de Loulé na Horta de São Luis com a intenção de que lá se construísse um parque infantil, não se opondo à construção de um edifício que servisse a mesma população.

A associação, agora constituída, faz então o pedido de superfície do terreno para a construção da “Casa da Criança”, à Câmara Municipal de Loulé, que responde favoravelmente, com a condição de, no prazo de um ano, a mesma fosse levada a efeito, findo o qual o terreno reverteria a favor da Câmara.

Em dezembro, a Associação já tinha algumas verbas disponíveis, nomeadamente do projeto RADIAL, da Câmara Municipal de Loulé, da população residente e de emigrantes, contudo o valor angariado não era o suficiente para fazer face às despesas previstas, e chega a hora de recorrer ao apoio do Centro Distrital da Segurança Social tendo sido submetido, para além do projeto de arquitetura, um projeto de implementação das atividades.

O Carlos Matoso(7), começa a dinamizar um grupo de jovens na área do atletismo, sendo formada uma equipa que vestiu a camisola do Centro de Alte, e mais tarde impulsionou também o surgimento das equipas de futebol masculinas e femininas que durante vários anos representaram a nossa aldeia pelo país fora. Ao grupo de animadores em formação, juntam-se o Carlos Matoso, a Fátima Matoso (8) e a Ana Maria Elói. Numa altura em que o trabalho era desenvolvido apenas com as crianças a partir dos 6 anos de idade, A Fátima Matoso impulsiona a criação de um grupo de ensino pré-escolar, aumentando a abrangência de crianças da freguesia.

Com o apoio de vários populares e a mobilização das entidades oficiais, em agosto de 1988 foi inaugurada a Casa da Criança, situada junto à Igreja de S. Luís, com as respostas de pré-escolar e Atividades de Tempos Livres.

Em 16 de Janeiro de 2005 foram inauguradas as novas instalações junto à Escola de Ensino Básico de Alte cedidas pela Câmara Municipal de Loulé, com um espaço mais moderno e amplo que permitiu o acréscimo da Resposta Social de Creche.

O desporto sempre teve um lugar de destaque nas atividades da Associação, pela mão do seu Presidente Francisco Gonçalves(9) que chegou a ter equipa de futebol 11 masculino e feminino e mais tarde equipas de futsal, masculino e feminino, com atletas chamados à seleção do Algarve. No seu percurso contaram com a conquista de várias distinções, chegando uma das equipas a ser campeã distrital no seu escalão. O desporto foi uma das bandeiras de Francisco Gonçalves enquanto presidente da Instituição, que com a sua saída deixou de ter equipas desta modalidade.

Com as novas instalações em funcionamento Centro de Alte desenvolveu um Núcleo Aventura, com o intuito de impulsionar a prática de BTT no território, dar a conhecer a Aldeia e mais tarde desenvolver um centro de estágios nas antigas instalações do Centro Infantil que pudesse servir as equipas de BTT que aí quisessem treinar os seus atletas, que se manteve em atividade até 2018.

Em 2020 a instituição, sensível às necessidades do território, avança com uma candidatura a financiamento do Programa Bairros Saudáveis com o Projeto ASAS- Aldeia dos Saberes e dos AfetoS, este projeto acabou por ser extinto, sendo o espaço das antigas instalações convertido numa loja social e oficina de tradições locais, promovendo atividades de caracter itinerante que pretendem contrariar o isolamento geográfico e consequentemente social da população sénior da freguesia de Alte.

1-    Daniel Vieira- ilustre artista plástico Altense, durante muitos anos ligado ao ensino. Aprofundar conhecimento: https://jornaldoalgarve.pt/daniel-vieira-o-embaixador-de-alte/

2-   Amália Cabrita-

3-   Georgina Anica- Conhecida pelos seus dotes de doçaria tradicional, fundadora da Pastelaria Água Mel em Alte.

4-   O Projeto Radial (Rede de Apoio ao Desenvolvimento Integrado do Algarve) foi criado em 1985 por um grupo de docentes da Escola Superior de Educação e financiado pela Fundação Bernard Van Leer (Holanda) com os objetivos de:

  1. a) estabelecer com atividades produtivas e sociais a ligação com o ensino;
  2. b) Apoiar pedagogicamente os organismos de ensino e de educação permanente;
  3. c) colaborar diretamente no desenvolvimento cultural da região;
  4. d) prestar serviços à comunidade, como forma de contribuição para a resolução de problemas, sobretudo de caracter regional, nelas existentes (Melo, 1986, p2)

5-   Alberto Melo- Foi responsável por diversas missões e estudos, nacionais e internacionais, em áreas como desenvolvimento local integrado, iniciativas locais de emprego, cidadania ativa, democracia participativa, educação e formação de adultos. Conhecer melhor: https://www.memoriamedia.net/index.php/2013-08-06-15-20-45/3829-alberto-melo-um-grande-amor

6-   Cristina Lopes foi animadora socio-cultural do Centro de Animação de Alte entre 1986 e 2018.

7-   Carlos Matoso é animador socio-cultural do Centro de Animação de Alte desde 1986 e monitor da atividade de motricidade. Foi treinador das equipas de atletismo, de futebol e de futsal. Integrou ainda a equipa de btt do clube aventura.

8-   Maria de Fátima Matoso, é animadora socio-cultural do Centro de Animação de Alte desde 1986.

9-   Francisco Gonçalves foi presidente do Centro de Animação de Alte entre os anos 1986 e 2014

Image
CENTRO DE ANIMAÇÃO E APOIO COMUNITÁRIO DA FREGUESIA DE ALTE
Rua dos Seremonheiros, 6 8100-012 Alte | Telefone: 289 478 255 (custo de chamada para rede fixa nacional)  | Telemóvel: 964 148 238 | E-mail: geral@centroanimacaoalte.pt
Coordenadas GPS: 37.236162001009596, -8.17500926082679    |     Ver Mapa de Localização
 
Visite-nos nas Redes Sociais
facebook logo instagram.png