Missão e Valores
Missão
Promover, de forma sustentada, o desenvolvimento global e a qualidade de vida da criança/jovem/adulto, unindo os diferentes intervenientes que envolvem a comunidade de Alte.

 

Visão
Ser uma referência regional enquanto promotora de repostas educacionais e sociais inovadoras que respondam às necessidades da população residente no interior do concelho de Loulé e concelhos limítrofes, que contribuam para a sua fixação, combatendo a desertificação, o isolamento e promovendo a inclusão social.

 

Valores

- Respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos

  1. a) Garantir um ambiente laboral em harmonia com a dignidade e liberdade pessoal de todos os intervenientes;
  2. b) Assegurar boas condições de trabalho aos seus colaboradores e níveis de segurança necessários à proteção da saúde de todos os intervenientes.
  3. c) Não discriminar em razão da sua raça, sexo, idade, religião, credo, cultura, condição socioeconómica ou qualquer outra circunstância pessoal ou familiar;
  4. d) Remunerar de acordo com a função que cada colaborador desempenhe e conforme estabelecem os contratos individuais e coletivos aplicáveis;
  5. e) Acautelar a inexistência de comportamentos que configurem situações de assédio de qualquer natureza no local de trabalho.

- Qualidade no atendimento e nos serviços prestados

  1. a) Prestar serviços de elevada qualidade, adequados às necessidades e expectativas dos nossos utentes;
  2. b) Garantir um padrão de excelência nos produtos e serviços, garantindo a salvaguarda da higiene, saúde e segurança dos utentes;
  3. c) Orientar a prestação de serviços segundo as necessidades dos utentes, envolvendo-os ativamente em todas as fases do seu percurso;
  4. d) Manter e aprofundar uma relação de empatia e de colaboração contínua com a comunidade local que promova oportunidades de participação e cooperação e contribua para uma sociedade mais aberta e participativa;
  5. e) Promover o exercício dos direitos dos utentes, a igualdade de participação, a não discriminação e a equidade.

- Cooperação e valorização do trabalho em equipa

  1. a) Facilitar a partilha de problemas e a participação de todos na resolução dos mesmos;
  2. b) Identificar e contribuir para a resolução de conflitos entre colaboradores;
  3. c) Respeitar a opinião de todos os colaboradores;
  4. d) Mobilizar a equipa em torno de objetivos comuns;
  5. e) Encorajar o diálogo e a reflexão;
  6. F) Estimular a empatia e o espírito de entreajuda;

- Transparência e compromisso com a instituição

  1. a) Aplicar e seguir boas práticas de contratação de trabalhadores assegurando a natureza pública e transparente dos processos e, desta forma, a igualdade de oportunidades. A decisão de cada contratação será fundamentada em critérios objetivos de avaliação em função das exigências específicas do lugar a ocupar.
  2. b) Contratar produtos e serviços, segundo critérios que se prendem com a qualidade, preços, prazos e viabilidade das propostas;
  3. c) Cumprir princípios do marketing responsável na publicitação de produtos e serviços, excluindo-se assim qualquer tipo de publicidade ilegal ou enganosa;
  4. d) Os interesses do CAACFA devem ser os únicos a ser tomados em conta nas relações com terceiros, devendo, tais relações, reger-se por critérios de transparência, seriedade e imparcialidade, ser independente de interesses políticos, económicos ou religiosos e respeitar os princípios da neutralidade e da igualdade;
  5. e) Considerar as necessidades dos utentes acima dos interesses individuais;
  6. f) Os membros dos Corpos Sociais e os trabalhadores envolvidos em tomadas de decisão comprometem-se a observar os princípios jurídicos gerais em matéria de incompatibilidades;
  7. g) Desenvolver todas as suas atividades de acordo com os princípios de uma gestão organizacional eficiente, garantindo a sua sustentabilidade e o cumprimento dos seus fins;
  8. h) Prestar informação pormenorizada sobre as suas atividades e gestão às entidades públicas competentes, bem como às suas congéneres e outras instituições de natureza diversa, aos seus sócios e à sociedade em geral.

- Responsabilidade

  1. a) Cumprir as suas obrigações de forma responsável e zelosa, procurando a excelência do desempenho, contribuindo para uma utilização eficiente dos recursos disponíveis;
  2. b) Adotar uma conduta criteriosa que prestigie a si próprio e ao Centro de Animação de Alte, usando de reserva e discrição e prevenindo quaisquer ações suscetíveis de desprestigiar ou comprometer o CAACFA;

- Profissionalismo e integridade

  1. a) Adotar, em todas as circunstâncias, um comportamento competente, correto e de elevado profissionalismo;
  2. b) Demonstrar capacidade de se ajustar à mudança e a novos desafios profissionais, bem como procurar um contínuo desenvolvimento profissional e atualização técnica, cumprindo com rigor as suas responsabilidades para com os clientes, as equipas e a organização;
  3. c) Pautar o desenvolvimento da sua atividade profissional por critérios de honestidade pessoal e integridade de carácter abstendo-se de, por quaisquer formas, receber de terceiros qualquer espécie de pagamentos ou favores suscetíveis de criarem, a quem os presta, expectativas de favorecimento nas suas relações com a Instituição;
  4. d) Cumprir o estabelecido nos regulamentos internos do CAACFA.

- Solidariedade

  1. a) Desenvolver um projeto contínuo de intervenção, capaz de potenciar a sustentabilidade da comunidade local, promovendo a mudança qualitativa na vida das pessoas em situação de risco social;
  2. b) Estabelecer pontos de articulação entre as áreas de intervenção e os problemas sociais de maior proximidade na comunidade local;
  3. c) Construir soluções possíveis de intervenção na realidade local, a partir dos principais problemas sociais;
  4. d) Captar parcerias institucionais nas áreas de intervenção priorizadas pela organização.

- Confidencialidade e Privacidade

  1. a) Guardar absoluto sigilo de todos os factos e informações relativos à vida da Instituição, designadamente as que respeitem ao direito à privacidade das pessoas, de que tenham conhecimento no exercício das suas funções ou por causa delas, a não ser nos casos previstos na lei;
  2. b) Cumprir com rigor as normas legais e as orientações das entidades competentes em matéria de proteção de dados pessoais, nomeadamente no respeito pelos mais elevados padrões de sigilo profissional no acesso, gestão e processamento da informação.
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CENTRO DE ANIMAÇÃO E APOIO COMUNITÁRIO DA FREGUESIA DE ALTE
Rua dos Seremonheiros, 6 8100-012 Alte | Telefone: 289 478 255 (custo de chamada para rede fixa nacional)  | Telemóvel: 964 148 238 | E-mail: geral@centroanimacaoalte.pt
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