Voluntariado

Faça voluntariado no Centro de Animação de Alte

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Ser voluntário/a é:

  • Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado;
  • Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade;
  • Comprometer-se, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre;

Atuar como voluntário/a é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:

  • Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa;
  • Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os/as destinatários/as;
  • Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora, no âmbito de aplicação do Programa de Voluntariado;
  • Gratuitidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente;
  • Complementaridade com a atividade dos/as profissionais, sem os/as substituir;
  • Convergência e harmonização com os interesses dos/as destinatários/as da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.

O papel e valor dos voluntários na concretização da missão da organização.

Como entidade acolhedora de voluntariado, o Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte promove o voluntariado no domínio da educação e da ação social. Procuramos que cada voluntário seja uma peça complementar da ação dos trabalhadores remunerados, nomeadamente através do apoio às atividades com utentes/famílias que melhorem os serviços prestados e contribuam ainda para o desenvolvimento de novas práticas. É para nós importante que se sintam integrados, uteis e reconhecidos no desempenho das suas funções.

Pretende-se proporcionar oportunidades às pessoas da comunidade de forma a estarem diretamente envolvidas no trabalho da instituição, bem como fortalecer as relações entre a instituição e a comunidade. O trabalho voluntário permitirá proporcionar um acompanhamento mais individualizado das crianças no decurso das atividades diárias, bem como das atividades de férias. Através do apoio na triagem, seleção e distribuição de bens de primeira necessidade a famílias carenciadas, vai permitir realizar esta atividade de forma mais rápida e assim permitir que seja ganho tempo para o estabelecimento de novas parcerias para donativos.

Procedimentos que a organização mobiliza para apoio ao envolvimento e manutenção de voluntários.

O voluntário é integrado de acordo com a área ou áreas em que manifesta mais interesse, internamente procura-se que os trabalhadores remunerados que realizam funções nesse setor, sejam orientadores, disponíveis para o esclarecimento de dúvidas e promovam positivamente a integração do trabalhador voluntário.

“Nem todos os anjos têm asas”

 

Ficha de Inscrição de voluntariado

Image
CENTRO DE ANIMAÇÃO E APOIO COMUNITÁRIO DA FREGUESIA DE ALTE
Rua dos Seremonheiros, 6 8100-012 Alte | Telefone: 289 478 255 (custo de chamada para rede fixa nacional)  | Telemóvel: 964 148 238 | E-mail: geral@centroanimacaoalte.pt
Coordenadas GPS: 37.236162001009596, -8.17500926082679    |     Ver Mapa de Localização
 
Visite-nos nas Redes Sociais
facebook logo instagram.png