Loja Social

Loja Social- Bazar dos Afetos

A Loja Social está situada no Largo de São Louis nº 4 em Alte, nas antigas instalações da “Casa da Criança”.
A partir da loja social, pretende-se colmatar algumas necessidades básicas de pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-económica, bem como promover um trabalho cooperativo e de envolvimento por parte de toda a comunidade, rentabilizando os recursos existentes.                  Os Beneficiários da loja social são admitidos em função de critérios de admissão definidos ou mediante sinalização de entidades parceiras que já tenham aferido em sede própria a situação sócioeconómica do beneficiário e verificado a sua elegibilidade enquanto beneficiário.
Os bens e serviços disponibilizados pela loja social são os seguintes:
a) Atendimento e acompanhamento social (encaminhamento para emprego, encaminhamento para respostas adequadas, apoio à criação do próprio emprego, ações de capacitação, ações de sensibilização e informativas);
b) Vestuário/Têxteis;
c) Calçado e outros acessórios;
d) Mobiliário, equipamentos domésticos e outros artigos para o lar;
e) Brinquedos e material didático;
f) Bens alimentares; O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

 

Administração/Gestão dos Donativos

1- Todos os bens doados por particulares ou empresas poderão ser entregues na sede da Loja Social.
2- No que respeita a donativos em dinheiro, os mesmos serão administrados pelo CAACFA e será remetido o respetivo recibo de donativo.
3- Em caso de se tratar de donativos recorrentes, o CAACFA, entidade gestora do Projeto ASAS, poderá efetuar um protocolo entre os interessados.
4- As entidades ou pessoas particulares que façam doação à Loja Social constarão em base de dados com a finalidade de receberem informação relevante sobre eventuais campanhas de angariação de donativos, bem como informação relativa a outras atividades que se possam desenvolver, salvo situações em que a(s) pessoa(s) queiram manter o anonimato. 

 

Aquisição/acesso aos Bens

1. Os bens alimentares e não alimentares podem ser cedidos ao beneficiário de forma:

a) Gratuita mediante uma situação de emergência social;
b) Através da moeda de troca “ASAS” (Anexo V) que pode ser atribuída ao beneficiário mediante:
c) A sua participação em ações de voluntariado, ações de capacitação ou workshops;
d) Doadas por benfeitores que as obtiveram em troca de donativos realizados à loja social;
e) Através do mealheiro “ASAS”, um mealheiro social colocado na Loja Social onde todos os beneficiários, clientes, produtores ou benfeitores poderão colocar as moedas “ASAS” que receberam em troca de participações em ações de sensibilização, voluntariado, workshops, ações de capacitação ou doações. O valor angariado em moedas de troca “ASAS” será distribuído de forma igual e justa pelos agregados familiares apoiados pela Loja Social e que se encontrem numa situação de vulnerabilidade socioeconómica.
f) Fornecidas pelos parceiros desde que exista uma sinalização prévia.
2. A forma como o beneficiário adquire os bens é regulada e avaliada pela Técnica responsável tendo por base o diagnóstico e o plano de ação desenhado para cada agregado familiar;
3. A população em geral poderá também adquirir bens resultantes das ações de partilha de saberes e transformação e produtos locais, a um preço simbólico;
4. Todo o valor angariado será investido nas atividades e dinâmicas realizadas no âmbito do Projeto ASAS;
5. Situações não identificadas nas alíneas anteriores serão analisadas pela Equipa Técnica, podendo ser também necessária uma avaliação por parte da direção do Centro de Animação de Alte.

 

Os beneficiários da Loja Social são:

1. População residente, nos sítios aldeias e montes da Freguesia de Alte em situação de vulnerabilidade sócio-económica que não consigam suprir necessidades como aquisição de eletrodomésticos, alimentação, vestuário ou calçado.
2. Agregados que se encontrem na mesma situação exposta na alínea anterior, encaminhados por:
a) Câmara Municipal de Loulé;
b) Junta de Freguesia de Alte;
c) Escola Profissional de Alte;
d) Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
e) Parceiros da Rede Social;
f) Outros.

 

Para mais informações acerca do Bazar dos Afetos poderão contactar o Projeto ASAS- Aldeia dos Saberes e dos Afetos através do: 961 049 655.

 

Image
CENTRO DE ANIMAÇÃO E APOIO COMUNITÁRIO DA FREGUESIA DE ALTE
Rua dos Seremonheiros, 6 8100-012 Alte | Telefone: 289 478 255 (custo de chamada para rede fixa nacional)  | Telemóvel: 964 148 238 | E-mail: geral@centroanimacaoalte.pt
Coordenadas GPS: 37.236162001009596, -8.17500926082679    |     Ver Mapa de Localização
 
Visite-nos nas Redes Sociais
facebook logo instagram.png